Agosto Dourado Mês da luta pelo incentivo à amamentação
Este mês de agosto é o mês do incentivo à amamentação, sendo conhecido como agosto dourado, pelo fato do leite ser um alimento de ouro para a saúde dos bebês, em especial para a dentição do recém-nascido.
O período de amamentação, que varia entre os seis primeiros meses de vida até os dois anos, em que ocorre o desmame, se associa ao período de posicionamento da dentição e ao desenvolvimento da arcada dentária do bebê, fundamental para esses processos.
O leite materno contém todas as vitaminas e uma porção ideal de carboidratos, proteínas e gorduras, essenciais para prevenir o aparecimento de cáries e outros problemas. Além disso, o colostro (leite mais viscoso produzido nos primeiros dias após o parto) é rico em anticorpos que podem, inclusive, combater as bactérias que causam as cáries.
Outro fator importante é que a sucção que o bebê faz ao amamentar estimula o desenvolvimento dos ossos da maxila e mandíbula. Além disso, O exercício de sucção trabalha toda a musculatura em volta da boca do bebê, garantindo um bom alinhamento dos dentes e preservando um lindo sorriso que virá.
O ato de amamentar traz uma série de benefícios a dentição e a saúde bucal do bebê. Resumidamente, a amamentação:
• Protege os dentes contra doenças;
• Estimula a formação da mandíbula e da maxila;
• Estimula a musculatura da boca;
• Melhora a estética do rosto;
• Ajuda os dentes a cumprirem suas funções;
• Previne a respiração bucal.
Quanta coisa, né?! Com certeza, a amamentação é um presente de ouro para o seu filhote!
Mas todos os pais devem lembrar que, para livrar o bebê completamente das cáries à medida que os primeiros dentinhos aparecem (por volta dos 6 meses) a escovação deve fazer parte da rotina, bem como as visitas regulares ao dentista.
Fonte: www.tepe.com.br
Faça uma avaliação e cuide da sua saúde bucal:
(31) 3773-7878
(31) 97144.4455
linktr.ee/clidentodontosl