Causas e como retirar o tártaro dos dentes
O tártaro dentário é a calcificação da placa bacteriana que recobre os dentes e parte das gengivas, formando uma placa calcificada e amarelada que, se não for tratada, por provocar manchas nos dentes, formação de cáries, gengivite e mau hálito.
Para retirar o tártaro dos dentes, é necessário consultar-se com o dentista, que fará uma limpeza profunda, que inclui uma espécie de raspagem para retirada das placas, deixando os dentes mais saudáveis e livre de toda a sujeira. Durante a limpeza, o dentista também remove a placa bacteriana acumulada, que é uma película invisível repleta de bactérias, que surge principalmente quando se fica muito tempo sem escovar os dentes. Saiba mais sobre o que é a placa bacteriana.
Para evitar a formação do tártaro é preciso escovar bem os dentes e usar o fio dental entre todos os dentes diariamente. E para potencializar a prevenção, uma alimentação correta, rica em minerais é fundamental.
Como identificar
O tártaro é caracterizado por uma camada mais escura, geralmente amarelada, que pode se observar na base dos dentes e entre os dentes mesmo após escovar os dentes corretamente.
A presença do tártaro indica que o uso do fio dental e a escovação não estão sendo feitas da maneira correta, o que facilita o acúmulo de placa bacteriana e sujeiras nos dentes. Saiba se está escovando os dentes corretamente em como escovar melhor os dentes.
Como evitar a formação de tártaro
A melhor forma de evitar a formação de tártaro nos dentes é manter uma boa higiene bucal, escovando os dentes sempre depois de comer. Uma boa estratégia é usar uma escova de dentes elétrica que pode ser comprada em lojas de produtos dentários, farmácias, drogarias e também pela internet e usar sempre pelo menos 2 vezes por dia.
Passar o fio dental diariamente também ajuda a evitar o acumulo de sujeira entre os dentes, diminuindo assim a formação de tártaro.
Além disso, o consumo de alimentos que mancham os dentes pode deixá-los escuros, manchados ou amarelados.