CUIDADOS COM A SAÚDE BUCAL SÃO ESSENCIAIS NA GRAVIDEZ
A gestação não é causa de qualquer problema bucal, mas o fato é que, de uma maneira geral, a gestante fica com o organismo mais vulnerável devido às alterações hormonais. E isso, é claro, vale também para a saúde bucal.
O aumento da produção de alguns hormônios pode facilitar o surgimento ou agravar situações como a hiposalivação (baixa produção de saliva), facilidade de desenvolvimento de gengivite e enjoos que dificultam a higiene bucal.
Essas alterações podem aumentar a incidência de cárie e o desenvolvimento de doença periodontal. Para evitar estes problemas, a gestante deve manter os devidos cuidados com a sua saúde bucal e visitar regularmente o dentista durante a gravidez.
Prematuros
Entre os problemas bucais que podem interferir na gravidez, a periodontite (processo inflamatório crônico de todos os tecidos localizados ao redor dos dentes) se destaca por poder provocar até mesmo o nascimento prematuro do bebê. Isso pode ocorrer quando os microorganismos presentes na placa bacteriana migram para a corrente sanguínea ocasionando a liberação de prostaglandinas (ácidos graxos com atividade hormonal), favorecendo antecipação do parto.
Cuidados redobrados
Para evitar problemas, a mulher grávida deve ter cuidado redobrado com a saúde bucal: escovação cuidadosa após as refeições, uso diário de fio dental e enxágue com solução fluoretada.
É muito importante ficar atenta a eventuais sangramentos, pois eles são indicativos da existência de problemas.
E, claro, não deixar de visitar o dentista, que vai poder orientar sobre procedimentos adequados para grávidas. Hoje, já se dispõe de procedimentos e medicamentos (como as anestesias, por exemplo) seguros para gestantes. A gravidez, definitivamente, não é motivo para deixar de visitar o dentista. Ao contrário, torna as visitas ainda mais necessárias.