Escolha a escova certa para você
Atualmente, existem diversos tipos de escova de dente, que cada vez mais se diferem em cores e estilos. Mas, na hora de escolher uma escova que realmente não deixe a desejar na higienização bucal, é preciso ir além da estética. Existem algumas características básicas que você precisa considerar em qualquer escova que vá comprar, além de saber ao certo o seu objetivo com esse item, para que você tome uma decisão acertada. Confira, a seguir, tudo o que você precisa saber para escolher a melhor opção de escova para você!
Características de uma escova de qualidade
Para escolher uma boa escova de dentes, é preciso analisar três características principais: a cabeça, o cabo e a maciez das cerdas. Confira, abaixo, de maneira mais detalhada, como investigar cada uma delas.
Cabo
O cabo da escova de dente deve ser principalmente firme e confortável. O objetivo é evitar que a sua mão escorregue durante a higienização e dar precisão nos movimentos realizados. Portanto, procure testar, segurando a escova na sua mão, antes de comprá-la. Muitas vezes os detalhes e concavidades do dispositivo são apenas estéticos, por isso é sempre bom testar antes de comprar.
Cabeça
O que deve se observar em relação à cabeça da escova é o seu tamanho. O mais recomendado é que ela seja pequena, pois desse modo a escova possui mais facilidade para atuar em todos os cantos da boca, inclusive os mais difíceis. Contudo, não caia no erro de adquirir uma escova infantil. Mesmo que ela possua a cabeça pequena, ela não foi desenvolvida pensando nas necessidades de um adulto. Logo, a higienização feita com esse instrumento será insatisfatória.
Cerdas
Existe um mito de que as escovas com cerdas mais duras são mais eficientes na escovação, porém não caia nessa. A realidade é justamente o oposto, as escovas mais adequadas são aquelas com cerdas macias ou ultramacias, pois não causam traumas a boca. As escovas de cerdas duras causam o desgaste do esmalte dentário, além da retração gengival. Com o tempo, isso pode levar a sensibilidade dental, dor de hipersensibilidade e até doenças periodontais.
Tipos de escova de dente
Outro ponto que deve ser observado é a função que você dará para o objeto. Existem diversos tipos de escova de dente que atendem a funcionalidades diferentes. Sendo assim, descubra, abaixo, o estilo que mais se adéqua a sua necessidade.
Convencional
A escova convencional é a que todos já conhecem. Ela é utilizada na higienização diária e forma uma dupla imbatível junto ao fio dental, que é suficiente para a maioria dos casos. Em alguns casos especiais, podem ser necessários outros tipos de escova, como você confere a seguir.
Unitufo
Como o nome sugere, essa é uma escova formada por um único tufo de cerdas, em forma de cilindro. Ela é recomendada principalmente para pacientes que utilizam aparelhos ortodônticos, devido ao seu poder de precisão, ao alcançar as regiões mais difíceis.
Interdental
A escova interdental é mais fina que a unitufo. A sua principal diferença é que a cabeça compreende uma haste metálica de onde surgem algumas cerdas. Ela é utilizada para higienizar áreas bastante difíceis e apertadas, como entre os dentes, próteses e aparelhos ortodônticos.
Hora de trocar de escova
Para manter a sua higienização sempre precisa e eficiente, é preciso ficar atento a vida útil da escova para trocá-la sempre que necessário. Algumas delas possuem uma faixa azul nas cerdas, que, quando clareia, indica a hora da substituição. De forma geral, o momento ideal para a troca é entre 2 e 3 meses de uso. Curtiu as dicas sobre os tipos de escova de dente? Então, compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais para ajudar os amigos a escolher a opção mais adequada para eles!