Especialista dá dicas para um beijo saudável
O beijo, uma das principais formas de carinho, traz uma série de benefícios ao corpo humano. Além da sensação agradável de afeto, o gesto ativa o imunológico e induz à produção de anticorpos.
Segundo o cirurgião-dentista Arany Tunes, o beijo pode ainda ajudar a prevenir cáries e mau hálito, já que estimula a produção de saliva, que protege nossa boca, contribui para a diminuição do estresse, devido à liberação de endorfinas - os chamados "hormônios da felicidade" - e o que é melhor: ajuda a emagrecer.
"Um beijo romântico rápido queima cerca de 3 calorias, enquanto beijar intensamente durante um minuto pode queimar cerca de 15 calorias", explica.
Mas nem tudo são flores quando o assunto é beijar. De acordo com o especialista, o beijo também pode trazer riscos à saúde.
"São várias as doenças que podem ser transmitidas por um simples beijo: hepatite B, que pode evoluir para o câncer de fígado; herpes, aquelas bolhas que aparecem nos lábios e depois viram feridas próximas à boca; candidíase (conhecida popularmente como "sapinho") e até tuberculose e mononucleose, sem falar da gripe", alerta.
Para evitar todos esses males ele listou algumas dicas para um beijo saudável. Confira antes de sair beijando por aí:
1. Mantenha em dia a saúde da boca: sangramentos da gengiva, boca seca, gosto amargo pode ser o alerta de doenças. Nesses casos, o melhor a fazer é procurar um bom dentista.
2. Mantenha uma boa higiene bucal, utilizando o fio dental e escovando bem os dentes após as refeições. Isso garante que você não passe resíduos alimentares para seu parceiro durante o beijo.
3. Cuidado com o mau hálito: pessoas com esse problema ou dificilmente conseguem beijar ou evitam beijar as pessoas - ou então 'castigam' o companheiro ou companheira.
4. O cigarro é um grande vilão do beijo, pois, invariavelmente, quem beija um fumante sente um gosto desagradável. O melhor é mesmo parar de fumar.
5. Herpes é uma doença muito comum e pode ser transmitida pelo beijo. Quem teve herpes bucal uma vez terá sempre. Quando você perceber que vai ficar com herpes (primeiro a pele fica "ardida" e depois saem umas bolhinhas), não beije ninguém até desaparecerem os sintomas.
6. Enxaguantes bucais e sprays podem ajudar antes de um encontro. Mas evite os produtos com álcool. E caso você tenha algum problema (como o mau hálito, por exemplo) é melhor procurar um especialista do que ficar disfarçando o problema.
7. Evite muitas balas e chicletes: eles podem provocar cáries e outros problemas bucais. Uma boca saudável não precisa disso. Basta cuidar da saúde bucal.
8. Se você usa aparelho ortodôntico fixo, cuidado ao beijar: o aparelho tem arestas que podem ferir a gengiva do seu parceiro ou enroscar no aparelho dele (caso ele também use).
Fonte: http://vivabem.band.uol.com.br