Práticas que podem causar ou aumentar a sensibilidade dos dentes
A sensibilidade nos dentes é um problema que surge quando a parte mais macia e interna do dente, a dentina, fica exposta. A dentina é coberta pelo esmalte e pela gengiva. E existem alguns hábitos podem provocar ou aumentar essa sensibilidade.
Entre os sintomas da sensibilidade dos dentes estão dores ao ingerir alimentos e bebidas quentes ou gelados, e também, doces ou azedos. Dores e desconforto ao inspirar ar frio e ao escovar os dentes.
Fatores que causam sensibilidade
Escovar os dentes com muita força e usar escovas com cerdas duras podem ser fatores responsáveis pelo acentuamento da sensibilidade, pois esses hábitos podem machucar a gengiva e remover o esmalte.
Morder objetos, como canetas e lápis, também pode ser prejudicial e colaborar para o aumento da sensibilidade.
Além disso, a alimentação tem um grande peso para o desenvolvimento de hipersensibilidade. O consumo em excesso de frutas e outros alimentos cítricos e, também, a ingestão de isotônicos, refrigerantes e outras bebidas ácidas sem canudo são ações que podem ser responsáveis pela sensibilidade.
Mas afinal, como é possível reduzir esses hábitos?
Controlar algo que já se tornou uma mania em sua rotina é um grande desafio! Mas a fim de proporcionar bem-estar e uma boa saúde bucal, é necessário se esforçar para adquirir hábitos saudáveis. A mudança deve ser gradual e com o acompanhamento de um dentista.
Quando se trata de saúde, nunca vale a pena arriscar com receitas caseiras ou aquela dica que funcionou com um conhecido. Ao notar sensibilidade nos dentes, consulte um dentista para que ele possa indicar o melhor tratamento para seu caso.
Fonte: Sorrisologia
Temos profissionais especializados para cuidar de seu sorriso!
Entre em contato conosco e converse com nossos especialistas
? Telefone: (31) 3773.7878 | WhtasApp (31) 97144-44