Primeiras escovas e pastas de dente
Juntamente com o fio dental, a escova e pasta de dente são itens indispensáveis para uma boa higiene bucal. Mas já parou e pensou como esses itens surgiram? Hoje falaremos um pouco dessa história.
A escova de dente da forma que conhecemos hoje surgiu no ano de 1939. Porém, há registros de outras versões datadas há mais de 3 mil anos a.C., historiadores afirmam que algumas civilizações antigas usavam finos “galhos de mastigação” após as refeições, esfregando as pequenas madeiras nos dentes para realizar a limpeza deles.
Em 1498, na China, surgiram as escovas de dentes com cerdas. Elas eram muito duras, feitas de cabelos grossos extraídos de uma espécie de porco chinês. E eram fixadas em uma pequena estrutura constituída basicamente de bambu ou de ossos.
As cerdas de javali ainda eram usadas por muitos países até 1938, quando a empresa DuPont começou a introduzir no mercado os fios de nylon. O primeiro modelo de nylon foi batizado de “escova de dente milagrosa do Doutor Oeste”. Mas as escovas só se popularizaram após a Segunda Guerra Mundial, quando muitos soldados tiveram contato com os diferentes modelos e adquiriram o hábito de realizar higiene bucal.
Já a pasta de dente ou creme dental, surgiu antes mesmo das escovas. No Egito era utilizadas pastas feitas de sal, pimenta, folhas de menta e flores de íris para aumentar a higiene bucal.
Em 1850 o dentista americano Washington Wentworth Sheffield criou um pó que ajudava a limpar os dentes. Seu filho, Lucas Sheffield, melhorou a invenção alterando a fórmula inicial e colocando o produto em tubos, ficando da forma que conhecemos hoje em dia.
Hoje, são itens essenciais para o cuidado com a saúde bucal.
Fonte: Dental Speed
Temos profissionais especializados para cuidar de seu sorriso!
Entre em contato conosco e converse com nossos especialistas
? Telefone: (31) 3773.7878 | WhtasApp (31) 97144-44