Qual é a melhor idade para colocar aparelho ortodôntico?
É recomendado que toda criança faça avaliação ortodôntica a partir dos 7 anos. Alguns tratamentos podem começar até antes, mas isso depende de cada caso. Crianças entre 5 a 7 anos, normalmente, não tem paciência para escovar os dentes e passar fio dental com cuidado. Aliás, elas tem pressa para brincar e, quanto mais nova ela for, mais dificuldade sentirá com o aparelho ortodôntico.
Por outro lado, algumas crianças sofrem na escola por terem dentes tortos, grandes ou por faltar algum dente. Isso as motiva a pedir ajuda aos pais para recorrer ao tratamento e colocar aparelho ortodôntico. O aparelho, muitas vezes é o canal por meio a criança conseguirá expressar que o seu emocional não está bem.
Se a criança já for tímida e sofrer com gozações, vale conversar com o profissional para que o tratamento não vire o problema em vez de ser a solução. Afinal, um aparelho extraoral – aquele que fica por fora da boca –, por exemplo, pode ser pior que o dente torto. Nessas horas, o profissional deve ser bastante sensato para definir o plano de tratamento.
É preciso fazer o que for melhor para a criança. Mas no caso de aparelhos extraorais, ela vai colaborar muito mais se tiver que usá-los apenas em casa, longe dos coleguinhas. É importante conversar antes de colocar o aparelho e explicar o que vai acontecer e porque é preciso usá-lo. Mostrar fotos de outras crianças que precisaram usar e como o resultado ficou bom.
Traga os seus filhos até a Clident para fazer uma avaliação e manter a saúde bucal dos seus pequenos em dia.