Quando extrair o siso?
O siso é geralmente último dente a nascer. Nem todo mundo tem os dentes do siso e não são em todos os casos que eles precisam ser extraídos. Mas é necessário aprender a reconhecer os sinais de que os sisos estão nascendo.
Quando o siso começa a nascer, é comum sentir muito incômodo na região, é uma reação natural, mas é necessário ficar atento caso esse sintoma persista. A extração é indicada em caso de dor, inchaço recorrente e infecção. Em alguns casos, o dente está mal posicionado na arcada, dificultando a limpeza daquela regisão e causando o acúmulo de placa bacteriana.
A extração também pode significar a necessidade de um tratamento ortodôntico ou doenças periodontais.Ela é necessária em casos nos quais o siso pode acabar comprometendo o segundo molar. São chamadas de extrações profiláticas. No caso citado, da doença periodontal, o paciente pode sofrer muitos incômodos constantes.
A mesma situação dita acima pode ocorrer caso o siso esteja passando por cárie, pericoronarite, lesão periodontal ou até processos de comprometimento endodôntico.
Mas não é sempre que o siso deve ser retirado. Em situações nas quais não há nenhum icômodo e ele está bem posicionado na arcada, sem comprometer a bochecha e os outros dentes, não é necessária a extração. O paciente terá somente que redobrar os cuidados e a higiene bucal.
Em casos de não extração, é indicado uma escova com a cabeça pequena para alcançar os cantinhos da boca em que o siso fica e não se esquecer de passar o fio dental.
Lembre-se da importância de sempre procurar seu dentista e realizar um acompanhamento!
Fonte: Sorrisologia
Entre em contato conosco e converse com nossos especialistas
? Telefone: (31) 3773.7878 | WhtasApp (31) 97144-4455.