Restauração e Obturação: Qual a diferença?
Obturação e restauração são a mesma coisa para a maioria das pessoas. Afinal, na prática, os dois processos têm a mesma função, a diferença é a técnica utilizada. Os dois procedimentos tem como objetivo recuperar os dentes. Uma das maiores diferenças é o material utilizado. Mas como são realizados esses processos?
A obturação é mais utilizada em dentes que tiveram cáries e tiveram sua estrutura afetada por elas. Nesse processo, o dente é recuperado com o intuito de mantê-lo bonito e funcional. É usada em processos como o endodôntico, onde é removida a polpa do dente e colocado um material obturador dentro do canal. E assim, o dente fica fechado e livre e contaminações.
A obturação, na maioria das vezes, é feita um metal acinzentado chamado de amálgama.
Já a restauração, tem um processo parecido com a obturação. Também é feita quando a estrutura do dente foi afetada, seja porque quebrou ou por mal cuidado. É um procedimento que se preocupa mais com a estética, mas a funcionalidade é prezada também. A restauração pode ser feita com resina, porcelana ou até mesmo ouro.
O importante é que qualquer um desses processos seja realizado por um profissional capacitado e apto. E após feito, alguns cuidados sejam tomados. Como, por exemplo, evitar comidas pegajosas, não mastigar alimentos muito duros e manter uma boa higiene bucal, seguindo as orientações do seu dentista.
Fonte: inco25
Entre em contato conosco e converse com nossos especialistas
? Telefone: (31) 3773.7878 | WhtasApp (31) 97144-4455.