Riscos do piercing oral para a saúde bucal
Os piercings bucais, especialmente os na língua, podem ser extremamente perigosos para saúde. Veja riscos que esse acessório pode apresentam para a saúde bucal.
Infecção
Esse é um risco comum quando se decide colocar um piercing. O profissional que responsável pelo procedimento indica uma série de cuidados com higienização, suspensão de práticas de atividades físicas e restrições quanto a alimentação, a fim de evitar infecções após colocar o piercing.
A nossa boca é um lugar suscetível ao aparecimento e proliferação de bactérias, afinal, é um local úmido, quente e, se a higiene não for feita de forma satisfatória, pode haver a presença de restos de alimentos. Portanto, a higiene e o cuidado com piercings na boca devem ser aumentados.
A indicação é sempre lavar bem as mãos antes de tocar no piercing e manter a higiene da boca em dia. Realizar a escovação com cuidado para não machucar o local do furo e visitar o dentista para uma limpeza regularmente.
Danos nos dentes
Os piercings grandes na boca podem causar danos aos dentes com qualquer movimento realizado com eles.
É comum o hábito de “brincar” com o piercing na boca. E essa mania de ficar mexendo com o piercing pode causar leves fraturas que aos poucos podem acabar lascando os dentes.
Como a língua se movimenta constantemente, um piercing nesse local exige atenção redobrada.
Endocardite
As infecções causadas por bactérias, provenientes de cáries ou infecções pelo furo de piercing podem afetar o coração.
Quando a saúde da boca está comprometida, as válvulas do coração responsáveis por impedir que o sangue bombeado volte também são comprometidas. A endocardite infecciosa acontece quando bactérias e microrganismos conseguem permear no fluxo sanguíneo, encontrando tecidos cardíacos danificados ou válvulas anormais.
Funcionalidade da boca comprometida
Nos primeiros dias após o furo, a fala e a mastigação ficam prejudicadas. Porém, mesmo após a cicatrização as funções básicas da boca podem ficar comprometidas.
Isso acontece porque um piercing na língua, além de tudo, causa o aumento da saliva. Fato que prejudica funções básicas como mastigação e fala. Com isso, pode ocorrer má absorção de nutrientes, a fala pode ser dificultada, podendo também morder a língua e ter um excesso de saliva ao abrir a boca.
Ferimentos na gengiva
A gengiva é muito sensível, portanto, se tiver um constante contato com um objeto de metal, podem aparecer problemas prejudiciais à saúde bucal.
Os piercings podem causar ferimentos na gengiva e até mesmo a retração gengival.
Está pensando em colocar um piercing na boca? Converse primeiro com o seu dentista.
Fonte: Rede Odonto