Só vai ao dentista quando sente alguma dor?
Você também é do tipo que só só se lembra do dentista quando sente dor de dente?
O fato é que não sentir dor nos dentes não significa exatamente que sua saúde bucal vai bem. O check-up odontológico é importante ser feito ao menos uma vez a cada semestre, ou no máximo, a cada ano.
O tratamento odontológico preventivo contra cáries, gengivites e uma série de outras doenças que podem ser silenciosas e só dar sinal de dor ou incômodo quando já estiverem num estágio avançado.
O check-up é necessário pois pode detectar tártaro, inflamações gengivais, defeitos ou infiltração em restaurações antigas e até mesmo lesões de tecidos moles em língua e bochecha, como o próprio câncer de boca.
Uma profilaxia (limpeza) com aplicação de flúor nos dentes é de grande importância para melhores resultados. O profissional também irá instruir sobre a utilização correta da escova e fio dental, o uso correto desses aliados a uma alimentação saudável grande plana saúde ao paciente.
O diagnóstico precoce é fundamental para o sucesso do tratamento, ou seja, se a pessoa só procurar o dentista quando sentir alguma coisa, como mobilidade do dente, mau hálito e sangramento gengival, pode ser tarde para um tratamento preventivo.