Julho Laranja: Saúde bucal e más oclusões em crianças e pré-adolescentes
A campanha Julho Laranja foi criada em prol das crianças e pré-adolescentes que sofrem com problemas de más oclusões. No Brasil ainda não há atendimento na saúde pública direcionado à prevenção das más oclusões. Porém, essa necessidade foi observada por um grupo e, posteriormente, em abril de 2019 foi protocolado um projeto de lei que estabelece que as crianças de 6 a 12 anos, terão direito a cuidados ortodônticos preventivos na rede pública de saúde
Através da prevenção os cuidados são feitos de forma precoce, proporcionando maior bem-estar e promovendo melhoras no sorriso da criança e do pré-adolescente por toda vida. Mas como os pais podem influenciar nesse tratamento feito de forma precoce?
A primeira consulta da criança ao ortodontista é repleta de expectativas. Os pais podem ajudar, conversando com o filho e mantendo ele informado sobre todo o processo, juntamente com o profissional responsável.
Primeiro, mostre a criança que a ida ao dentista é algo tranquilo e que ele está ali para ajudar! Conte sobre como ele irá deixar o sorriso mais bonito e certinho. Compartilhe também com ele as suas memórias positivas sobre suas idas ao dentista. Isso poderá ajudar.
Evite associar a ida ao ortodontista com coisas negativas, como dor, injeção. Use palavras otimista e não ameace a criança dizendo que se ela não escovar bem os dentes irá ao dentista, pois isso a deixará com medo.
Faça dessa experiência algo positivo e agradável na vida do seu filho. E conte conosco para cuidar da saúde bucal do seu pequeno!
Fonte: GoiâniaEmpresas