Tipos de cáries
A cárie é uma deterioração que ocorre a partir de da desmineralização do dente, geralmente a partir da produção de ácidos que destroem o esmalte do dente a camada do dente abaixo dela, a dentina. Essa produção acontece por tipos específicos de bactérias.
Entre seus sintomas, podemos citar a dor de dente, sensibilidade a alimentos e bebidas doces, quentes ou frias e dor ao mastigar.
O aparecimento das cáries é fortemente influenciado pelo estilo de vida e alimentação. E a hereditariedade também tem um papel importante.
A cárie, ao contrário do que muitos pensam, não é exclusividade das crianças. Adultos também podem desenvolver. Os tipos de cárie são:
Cárie Coronária
Esse tipo de cárie é o mais comum, ela se localiza nas superfícies de mastigação ou entre os dentes. É um tipo comum tanto em crianças quanto em adultos.
Cárie Radicular
A cárie radicular atinge as partes expostas da raiz do dente. Quando envelhecemos, a gengiva se retrai e a partes da raiz ficam expostas. Como não tem esmalte cobrindo as raízes, essas áreas se deterioram de forma fácil.
Cárie Recorrente
Nesse tipo de cárie, a deterioração pode acontecer em volta de restaurações e coroas já existentes. Pois essas áreas tendem a acumular placas.
A cárie é um sério problema, que quando não tratado, pode destruir o dente e atingir a polpa (nervo). Quando isso ocorre, pode implicar em um abcesso, uma área de infecção na ponta da raiz. Sendo necessário um tratamento com canal, cirurgia ou extração do dente.
Para evitar o aparecimento desse problema, cuide bem de sua saúde bucal: escove os dentes pelo menos três vezes no dia, utilize fio dental, visite seu dentista regularmente, tenha uma dieta equilibrada: reduza a quantidade de açúcar e amidos e utilize produtos com flúor.
Fonte: Colgate
Entre em contato conosco e converse com nossos especialistas
? Telefone: (31) 3773.7878 | WhtasApp (31) 97144-4455