A CIRURGIA ORAL é a especialidade odontológica responsável pelo tratamento de problemas relacionados aos dentes e ossos da região da face, que vai desde a remoção de dentes inclusos (como o siso), até a realização de enxertos ósseos e posterior colocação de implantes, além de intervenções em alterações patológicas, malformações estruturais e traumas dos ossos da face.
Remoção de cistos - O cisto é definido como um vão mórbido recoberto por uma camada de tecido que reveste sua superfície. Nela está encerrada uma substância líquida ou parcialmente sólida, originária do próprio epitélio ou formada por remanescentes epiteliais em vias de formação. Por ser um mal de longa duração, seu desenvolvimento é gradual, desprovido de sintomas. Normalmente a mucosa é preservada sem nenhuma lesão e o cisto é perceptível em grande parte dos procedimentos radiológicos.
O tratamento desta espécie de cisto pode ser empreendido com a extração do dente ou com a realização de canal na raiz dentária. No primeiro caso, a estrutura cística será também extraída. Se, nos dois contextos, não houver uma eliminação do quisto, será necessário recorrer a um procedimento cirúrgico, para a completa retirada do cisto apical.