A estética vem sendo priorizada em todos os meios. Nesse contexto, a estética facial está intimamente relacionada a um belo sorriso, com dentes alinhados e brancos.
O clareamento dental consiste em um tratamento para branquear os dentes. Este tratamento pode ser realizado de duas maneiras: em casa (doméstico) ou no consultório (clareamento a laser). Para a escolha e realização do tratamento é muito importante o diagnóstico e o acompanhamento do dentista.
A eficiência do resultado e manutenção do clareamento depende das condições individuais e de seguir todas as recomendações do dentista.
O clareamento dental é feito através da aplicação de um gel clareador que libera oxigênio. Esse por sua vez, penetra no esmalte e dentina, quebrando as partículas dos pigmentos, eliminando assim as manchas que deixam os dentes amarelados.
No caso do clareamento caseiro, esse produto é usado em uma concentração menor, aplicado em uma moldeira de silicone que se usa durante a noite. Já no clareamento feito no consultório, o dentista isola a gengiva com um produto especial e aplica o gel clareador de uso profissional exclusivo nos dentes em uma concentração bem maior.
Qualquer pessoa pode ter seus dentes clareados, mas em todos os casos é muito importante que um dentista realize uma boa avaliação da condição dental e priorizando a integridade dos dentes .
Durante o tratamento é necessário evitar a ingestão de alimento com muito corante em sua composição, como café, refrigerantes, chás escuros, alimentos ácidos e outros.
A cada semana, o clareamento caseiro deve ser supervisionado pelo dentista e aplicações de flúor são necessárias. Haverá orientações do dentista para a diminuição da sensibilidade dos dentes, caso ela ocorra.
Poderá também ser necessária a troca de restaurações que já existiam.
O clareamento dental não indicado para os fumantes, uma vez que as diversas substâncias liberadas pelo cigarro compromete o resultado do trabalho.