A periodontia trata dos problemas que acontecem em volta do dente, nos sistemas de implantação e suporte. A função da região periodontal é a de inserir o dente no tecido ósseo dos maxilares e conservar a superfície da mucosa mastigatória da boca. As doenças mais comuns que acontecem no periodonto são a placa bacteriana, a gengivite e a periodontite.
Doenças Periodontais:
Placa bacteriana - Entre a gengiva e o dente há um pequeno espaço onde se aloja a placa bacteriana. Esta placa é um biofilme que pode ser facilmente removido com escovação e uso de fio dental. Sem a escovação diária a massa bacteriana aumenta levando a alta concentração de microorganismos e a formação de crostas amareladas na região mais próxima da gengiva.
Gengivite - A gengivite é o resultado do não-tratamento das placas bacterianas. Os resíduos do metabolismo das bactérias e as próprias bactérias afetam a gengiva, causando uma inflamação. É a esta inflamação que damos o nome de gengivite. Uma vez estabelecida a gengivite e sem que haja a interferência na contínua formação da placa bacteriana pode se desenvolver um quadro de Periodontite.
Periodontite - A periodontite é uma inflamação que vai além da gengiva, alcançando o tecido ósseo e formando a bolsa periodontal; ou seja, um espaço entre a gengiva e o dente, maior que 3 milímetros de profundidade, acarretando em perda óssea.
Muitas bactérias encontradas em bolsas periodontais produzem enzimas hidrolíticas, a maior causa da destruição dos tecidos periodontais. Uma vez destruído o osso e, principalmente o ligamento periodontal dificilmente vamos conseguir a regeneração destes tecidos.
São consequências da periodontite: a perda do elemento dental, mobilidade dental, sensibilidade dental, abscessos, espaços aumentados entre os dentes, e alterações na estética do sorriso.